Miss. Rafaela Santos

Violin, Viola Teacher

Rafaela Santos

Engenho do Meio Recife PE, Brazil

Rafaela Fonsêca, violinista e professora de música, é Bacharela em Violino (com Láurea Acadêmica) pela Universidade Federal de Pernambuco, com orientação de Ângela Perazzo e Ricardo Brafman, Licenciada em Música pelo Centro Universitário Claretiano, além de pós-graduada em Produção e Gerenciamento em Eventos pela Faculdade SENAC/PE.

Iniciou seus estudos formais em música no ano de 2003, quando foi aprovada no teste de admissão para alunos do Conservatório Pernambucano de Música, onde ingressou na classe do professor de violino Ademar Rocha. Nesta mesma instituição, foi vencedora do I Concurso de Cordas em 2004.

Já foi integrante da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, Orquestra Experimental de Câmara de Pernambuco e Orquestra Jovem de Pernambuco, atuando em turnês estaduais e regionais. Atualmente é contratada pela Orquestra Sinfônica do Recife.

Participou em diversos festivais como o Virtuosi Brasil e Virtuosi Internacional, Festival de Inverno de Garanhuns, Seminário Internacional de Música (BA), Mostra Internacional de Música de Olinda e Semana de Música de Ouro Branco (MG). Em 2009 viajou com a Orquestra Experimental de Câmara através do Itamaraty no Festival de Cultura Brasileira no Timor Leste.

Atuou na gravação de CDs de diversos grupos, entre eles Academia da Berlinda, Mombojó, Profiterolis, Cláudia Beija, Igor de Carvalho e Silvério Pessoa.

É Produtora e segundo Violino do Quarteto Encore, grupo pernambucano que valoriza a cultura local e ganhou o 27º Prêmio da Música Brasileira com o Álbum “Cordas, Gonzaga e afins”, junto ao SaGrama e à cantora Elba Ramalho. Com esse mesmo trabalho foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Raízes Brasileiras”. O primeiro CD do Encore, intitulado por Mosaicos, foi lançado em 2017, com incentivo do FUNCULTURA e venceu o 9º Prêmio da Música de Pernambuco na categoria CD Instrumental.

Na área pedagógica, já atuou como professora no programa Orquestrando Pernambuco, no Conservatório Pernambucano de Música, no Instituto de Música Dom da Paz e na Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, além de ter sido aprovada em seleções públicas para o Centro de Educação Musical de Olinda e para o cargo de professora substituta da UFPE. É membro da Associação Suzuki das Américas e da Associação Musical Suzuki do Brasil. Tem cursos em Filosofia Suzuki, Livros 1 ao 6, além de cursos sobre o Ensino Coletivo de Violino. Já ministrou workshops para alunos e palestras de capacitação para professores no SESC Socorro, na Usina de Artes Santa Terezinha, no departamento de música da UFPE, na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical e na Orquestra Criança Cidadã.

Sua atuação profissional, tanto na área da performance quanto na pedagogia, sempre foi marcada por pautas sociais, visando a democratização e acessibilidade da apreciação e execução musical.