Prof. Ricardo Seoud

Ricardo Seoud

Goiania GO, Brazil
www.facebook.com/centrosuzukigoiania/

Natural de Ituiutaba-MG, começou seus estudos de violino aos 10 anos na igreja e no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade com o professor Nilson Santana.
Em 2006, inicia sua graduação no curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sendo orientado pelo prof. Dr. Mábio Duarte. Em 2009, ingressa na Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob regência do Maestro Joaquim Jayme, onde permaneceu como violinista até 2017.
Em 2014, completa a Licenciatura em Violino pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo como professores de violino, prof. Ms. Othaniel Alcântara e Prof. Ms. Luciano Pontes.
Participou de aulas e masterclasses de violino e regência com professores renomados, dentre eles Fredi Gerling, Alessandro Borgomanero (Itália/Brasil), Daniel Guedes, Ole Bøhn (Noruega), Claudio Cruz, Netanel Draiblate (Israel/EUA) entre outros.
Desde 2015 é professor no Projeto Social Criar e Tocar/UniEvangélica, na cidade de Anápolis-GO, destinado a crianças e adolescentes de baixa renda onde também se encarrega de treinar e habilitar outros alunos para serem professores. Além disso já trabalhou em outros projetos como o Projeto Orquestra Jovem (Uberlândia).
No ano de 2015, começa a se especializar na metodologia Suzuki, se tornando professor registrado na Suzuki Association of Americas (SAA) após participar dos cursos de Filosofia Suzuki e Livros específicos para Violino/Viola, com a Teacher Trainer Prof. Dra. Shinobu Saito
Em 2016, cria o Centro Suzuki Goiânia, onde trabalha a Filosofia Suzuki de ensino.
Ainda em 2016, participa do Painel Funarte de Ensino Coletivo de Cordas na cidade do Rio de Janeiro, que reuniu os maiores nomes e instituições do Ensino coletivo de Cordas do país, como Instituto Baccarelli, Neojibá, Projeto Espiral e professores como Fredi Gerling, Shinobu Saito, João Maurício Galindo dentre outros.
No ano de 2017, realizou mais dois cursos de aperfeiçoamento Suzuki no Instituto Baccarelli em São Paulo, com o Teacher Trainer americano Edward Kreitman. Além disso, foi professor convidado do 10º de Cordas de Ituiutaba-MG