Miss. Barbara Bianca Carvalho Soares

Barbara Bianca Carvalho Soares

Manaus AM, Brazil
www.encontrofestival.org

Manauara, Bárbara Soares iniciou seus estudos de violino aos onze anos no Centro Cultural Cláudio Santoro (atual Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro—LAOCS), onde participou da Orquestra Sinfônica Jovem Encontro das Águas de 2001 a 2004; e na Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica de 2004 a 2007.
É bacharel em Música com habilitação em Violino pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde foi aluna do professor Igor Jouk (Rússia-Brasil). De 2007 a 2012, atuou em grupos de pesquisa amparados pela UEA e pela FAPEAM sob orientação do Dr. Márcio Páscoa (coordenador do Laboratório de Musicologia da UEA).
Em 2009, foi solista com a Amazonas Filarmônica pela Série Guaraná com o Concerto para Violino em Mi Menor de F. Mendelssohn op.64 e ganhou 1º lugar no Concurso de violino “Stella Mota” (Proarte) na categoria sênior.
Integrou a Amazonas Baroque Ensemble (ABE), que em 2009 através do SESC apresentou-se em Boa vista, Porto Velho, Rio Branco, Palmas e em por produção independente, para Torino-Itália, Salamanca-Espanha, Lisboa-Portugal em 2011 e 2012.
Juntamente com a ABE, possui CD lançado na Europa e no Amazonas, o “Amazonas Barroque—Dei Due Monde” foi gravado em 2012 em Lisboa-Portugal, com o selo Numerica.
Desde 2011, integra a Orquestra Amazonas Filarmônica, principal orquestra do Estado do Amazonas, com a qual se apresenta regularmente no Teatro Amazonas, durante a Série Guaraná e com o Festival Amazonas de Ópera, sob regência dos maestros Luiz Fernando Malheiro, Marcelo de Jesus e Otávio Simões.
Participou como convidada pela Orquestra de Câmara do Amazonas dentro do projeto Música na Estrada, pelo qual viajaram por cinco cidades do Norte (2013).
Em 2016, conclui o Mestrado em Música (Performance em Violino) pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde foi aluna do Professor Augusto Trindade (Portugal-Russia). Integrou a Orquestra Sinfônica ESART e Orquestra Filarmônica Portuguesa, sob regência dos maestros Osvaldo Ferreira, Rui Pinheiro e José Eduardo Gomes; e participou deresidências artísticas do Concerto Ibérico (Música antiga), sob direção do Professor João Paulo Janeiro, tendo se apresentado em festivais internacionais (West Coast Festival), salas de concerto e igrejas de Portugal.
Ganhou bolsa de estudos portuguesa para cursar um semestre no Conservatorio di Musica di Frosinone, onde estudou violino com Lorenzo Colitto (Itália-EUA).
É professora Suzuki certificada pela Suzuki Association ofAmericas. Integra o corpo docente do Curso de Extensão Básico e Avançado da UEA; e é responsável pela coordenação pedagógica do Projeto Piloto 2017 do LAOCS. Recentemente recebeu uma bolsa de estudos para participar do Retiro para professores de violinos da Mimi Zweig, na Universidade de Indiana (EUA).