Read in English | Leer en español

O Comitê de Associações de Países da América Latina se alegra em informar a importante reunião que ocorreu dia 19, na qual se discutiram alguns temas relacionados ao aprimoramento da comunicação com a SAA, e com a necessidade de definir alguns pontos sobre o curso de estratégias de ensino na América Latina. Além disso, as e os representantes das Associações Suzuki do Brasil, Peru e México compartilharam suas experiências sobre o funcionamento de suas associações nacionais; estiveram presentes professores das Associações da Guatemala e Equador.

O primeiro ponto levantado foi a necessidade de gerar uma melhor comunicação com a SAA, de forma a garantir um trabalho mais eficaz dentro das associações nacionais e fortalecer as relações laborais em todos os níveis da SAA. As características dos cursos online, por exemplo, foi um dos pontos discutidos, uma vez que as associações estão envolvidas na manutenção dos padrões apresentados pela SAA. Portanto, é imprescindível o recebimento de documentos oficiais e atualizados da SAA sempre que houver modificação em algum artigo; isso irá garantir que todos os cursos sejam oferecidos igualmente em todo o continente.

Outro ponto discutido brevemente focou na necessidade de um posicionamento coletivo por parte dos professores capacitadores da América Latina sobre o funcionamento do curso de Estratégias de Ensino vinculado (ou não) aos cursos de livro.

Em seguida, as associações do Brasil, Peru e México compartilharam suas experiências com relação aos seguintes pontos:

• Dificuldades apresentadas ao formar uma Associação.
  • Elementos importantes para a manutenção da Associação.

Essa importante contribuição é parte fundamental do eixo de atuação do Comitê, que consiste em oferecer processos de mentoria a outros países que desejam formar uma Associação Suzuki em seu território. Alguns aspectos importantes compartilhados foram:

• Um dos grandes desafios na formação de uma associação tem a ver com seu processo de registro, custos de manutenção e documentos oficiais solicitados; Todos os requisitos a esse respeito devem ser muito claros.
  • Uma vez formada que a associação esteja formada, seus dirigentes devem ter estratégias para motivar as pessoas a se associarem, compartilhando os benefícios e a importância de o país ter uma Associação.
  • Um dos principais desafios é que os dirigentes de uma Associação devem formar constantemente novos e novas dirigentes que possam dar continuidade a todo o trabalho realizado.
  • É imprescindível que quem participa e dirige uma Associação tenha a visão de que os problemas não são obstáculos, mas sim oportunidades para continuar melhorando coletivamente, pois as atividades são realizadas em benefício da Comunidade Suzuki em seu país e na América Latina.
  • O altruísmo e o pensar no bem comum são uma das principais características do trabalho das pessoas que dirigem uma Associação.

Lembramos a todos os professores e professoras Suzuki da América Latina que vocês podem acessar as BOLSAS fornecidas pela Associação Suzuki das Américas; O próximo prazo para se inscrever é 1º DE ABRIL.

Reiteramos o mais cordial convite a todos os países latino-americanos que trabalham com o Método Suzuki para que enviem informações sobre todas as ações que vêm realizando (organização de suas associações, eventos e atividades que estão sendo programadas, etc.) a fim de compartilhá-las nas postagens seguintes. Essas informações podem ser enviadas para o e-mail: [javascript protected email address]